domingo, 26 de outubro de 2008

EU SOU O QUE SOU


Me ensinaram que o mundo é perigoso e cheio de armadilhas.
Me disseram que as pessoas com quem me relaciono nem sempre são verdadeiras.
Fui ensinada que os sonhos são utopias e que precisava manter os pés no chão para conseguir o que queria.
Também aprendi que tinha que trabalhar duro para conseguir qualquer coisa material que quisesse e mesmo assim seria difícil.
Cresci acreditando num Deus que punia todas as pessoas que saíssem das regras pré-estabelecidas, que controlava as pessoas por medo.
Tudo me levava a crer que para conquistar o amor das outras pessoas por mim, eu teria que ser boazinha, prestativa, fazer sacrifícios pelos outros, ficar calada, não emitir opiniões e enfim, deixar de ser quem sou.



Hoje nada disso mais faz parte da minha realidade.
Aprendi, a duras penas, que o AMOR conserta tudo.
O AMOR é a plena confiança em si, mesmo sabendo de todas as minhas imperfeições.
Que a criança que fui pode ser agora tratada com segurança, aceitação, amor, carinho e atenção.
Consigo perceber que a aceitação por parte dos outros se baseia na minha aceitação por mim mesma e que quanto mais eu me amo e me aceito, mais atraio para mim pessoas amorosas, seguras e confiáveis.
Todo aquele medo da solidão, de ficar só, vai embora quando eu consigo me encarar de frente e dizer: EU ME ACEITO, EU ME AMO e EU ME SUSTENTO. Este medo vai embora quando eu permito que meu Eu Superior tome a frente das minhas decisões e acções. Aí eu percebo que simplesmente é impossível ficar só, que o meu Ser Inteiro, Integral são muitas “pessoas” numa só.
Para conseguir fazer isso, ou seja, me aceitar, é preciso em primeiro lugar uma decisão muito importante. É preciso que eu me perdoe por tudo que eu me cobro hoje, por minhas imperfeições, por ter ferido outras pessoas, por ter me ferido e deixado de ser quem sou, por não ter tido a coragem de me posicionar em certas situações, e por muitas outras coisas.
O mais importante de tudo é que hoje eu sei que fiz o que eu sabia e conseguia naquele momento e que se hoje eu sei melhor, eu posso fazer melhor e assim por diante.
Hoje eu consigo perceber que posso inclusive, agradecer os momentos difíceis, pois que eles se tornaram a possibilidade de resolver questões profundas que antes não tinha como, ou simplesmente não me incomodava a ponto de fazer algo para mudar. Posso também agradecer ás pessoas que foram o reflexo daquilo que estava dentro de mim e que eu não gostava. Assim eu tinha a possibilidade de mudar e crescer, entendendo também que em outros casos fui a pessoa que refletiu para o outro aquilo que ele/a precisava mudar.
Portanto, hoje eu posso ser quem sou, posso confiar nas pessoas, posso amar e ser amada, pois a base de tudo a segurança, a confiança e o amor estão em mim.
Posso também sonhar com a certeza de que este sonho é e pode se tornar realidade, pois sou o autora da minha própria vida e caminhada neste Universo. Posso inclusive entender que o mundo lá fora é uma ilusão e que a realidade é relativa para cada ser vivente e pensante neste planeta. Entendo e percebo que sou muito mais do que posso enxergar com meus olhos físicos.
A capacidade de amar é minha e EU SOU O QUE SOU.
(por Maria Helena Leite de Moraes)

Obrigado meu querido, foi o retrato mais bonito e real que me fizeram até hoje. Conheces-me bem assim para me enviares este texto, como oferta que quis deixar aqui, como recordação, daquilo que hoje sou mesmo. Sinto-me uma privilegiada com a sorte de ter alguém como tu, na minha vida. Adorei o tempo que passámos hoje juntos. Ajudaste-me muito. Para todos vós um beijo muito especial. Para ti meu querido um beijinho grande, do tamanho do mundo. PAULITA.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

SÓMENTE COM O TEU OLHAR



A alguém que escreveu este belo poema, com toda a sua sensibilidade e muito mas muito amor.

Sómente Com o Teu Olhar

Se alguma vez me souberes interpretar
Se achares que queres entender
Se entenderes falar
Se um dia me quiseres ver
Interpretarás
Entenderás
Falarás
Verás

Não há qualquer nevoa no meu rosto
Está tudo dito
Está tudo sentido
Está tudo profundamente guardado
Aqui neste cantinho
Neste poço sem fundo, aquecido
Naquele que quase explode
Quando fecho os olhos e te sinto
A chegar perto do meu mundinho
Aquele mundo que está esquecido
Mas que se preenche com um sorriso

O teu olhar
Jamais poderei esquecer
Aqueceste a alma que se estava a apagar
Libertaste o que me poderia prender
Sem dar conta, fizeste-me ver
Que a vida poderia estar a perder
A real vida, a verdadeira
Aquela que se vive sorrindo, quase como brincadeira

Para trás ficou a tristeza que sentia
Aquela mágoa, que ardia
E que me fazia cegar
Que deixava o meu peito sangrar
Agora tudo está novo, o sol brilha
Consigo sorrir, sem me sentir presa
Consigo ser eu mesma, com toda a certeza
Confiante na vida, confiante no dia

A barreira foi ultrapassada
Com aquele abraço que me deste
Que quebrou, fortemente como a espada
O gelo do meu peito, como foi que o fizeste?
Tens magia nas palavras
Não tens ressentimentos nem mágoas
Consegues comunicar
Sómente com o olhar

Sómente com o teu olhar...

Aviso já...Não aceito comentários. Apenas publiquei, porque tanta sensibilidade, não podia estar escondida. Este amor, tinha de ser publicado. E estes beijinhos que aqui envio têm de ser espalhados por todos vós. PAULITA.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

FIM DE SEMANA LINDOOOOOOOOO.................


Este fim de semana, foi simplesmente fantástico. Não pensei, durante muito tempo, que me voltasse a acontecer e ter uns dias de descanso assim tão bons. Só hoje, aqui pude vir, pois durante o dia, torna-se complicado. Mas de qualquer modo, mais vale tarde que nunca. Na sexta feira, passei por algo inédito. Fui a uma festa de faculdade, assistir a um concerto, na "Bela Vista", onde se realizou o nosso Rock in Rio este ano. No concerto aqueles estudantes universitários, estavam muito felizes e deu para compreender, o quanto as minhas filhas vibram com essas festas. A minha Patricia, teve a semana toda na recepção dos caloiros e foi a várias festas. Na sexta, foi a minha vez. Assisti ao concerto do TT, e mais uns tantos jovens que "cantaram" rap. Mesmo não apreciando, gostei do espectáculo. Ver aquilo no palco foi bom, depois passar para os camarins, então foi melhor que bom. Os bailarinos, dançaram maravilhosamente bem. Uma delas, filha de uma amiga querida, parabéns Dulce pela filha que tens. Mais uma vez, entrei em casa de sapatos na mão. Sábado, foi dia de cinema. Uma comédia músical como: "MAMMA MIA", deixou-me muito bem disposta. As filhas tiveram outra opção, mas eu tinha de ver aquele musical. Mais um dia que o regresso foi tarde. Mas as filhas, estavam sempre em contacto, pois sentem que me devem proteger. Ahahaha!!!! Filhas queridas que eu tenho,(mas é que tenho mesmo). No domingo, bom domingo foi dia de visitar Sintra. Andar de charrette, visitar todos aqueles recantos e poder usufruír daquela paz e calma, que só ali se sente. Bom por fim, resta-me agradecer aqueles que fizeram do meu fim de semana normal, um fim de semana excepcional. Obrigada Dulce, obrigada Dina, pela noite de sexta feira e para ti Luis, meu grande amigo, és um amor, um querido. Obrigado pela tua companhia e por teres feito com que o meu sábado e domingo fossem mais belos. Este tal como prometi, foi o primeiro de muitos, que hão-de vir. A vocês os três, eu quero enviar o meu mais sincero obrigado. Para todos os amigos que me estão a apoiar, um grande beijo. PAULITA.

domingo, 12 de outubro de 2008

AO VIRAR A ESQUINA, PUMMM!!! ESBARRAMOS DE FRENTE, COM AQUILO DO QUAL, TEMOS ANDADO A FUGIR.


Olá hoje cá estou, entre um bocado agora e outro daquí a pouco, a fim de postar como foi a noite de ontem. Quero em primeiro lugar, agradecer com, a minha enorme amizade e gratidão, a alguém que com muita persistência, carinho, solidariedade e força de vontade, agarrou em mim e me fez, reviver tudo aquilo, do qual me estava já a esquecer. Ontem foi o meu primeiro jantar "oficial", das mulheres do hi5. A minha primeira decisão, foi não ir, mas há "sempre alguém, que nos levanta, quando as nossas asas, estão cansadas e não conseguem voar" e depois de um bom empurrão, eis-me a voltar, um pouco a medo, a sitíos e meios, que frequentava e deixei de o fazer. Mas é assim, o jantar foi maravilhoso,(jantar de mulheres, espera-se o quê,né)? Depois do jantar, que decorreu lindamente,(a prepósito, as fotos já estão no hi5), seguiu-se, o BERRO, e depois do meu barzinho, então sim, começou a noite verdadeiramente. Adorei, as horas deixaram de fazer sentido, assim como todo o medo e o despertar da curiosidade, de ver e conhecer, coisas e pessoas novas, foi espectacular mesmo. Que bom, conhecer, sitíos diferentes, pessoas diferentes, ambientes que apesar de diferentes, me deram muito gosto em lá estar. Bom mesmo, poder ser como uma das minhas filhas e poder regressar a casa, quase á luz do dia. Enfim, gostei, diverti-me e posso dizer, que é para repetir. E tal como publiquei na minha página de hi5, publico aqui também "...AO VIRAR A ESQUINA, PUMMM!!! ESBARRAMOS DE FRENTE, COM AQUILO DO QUAL, TEMOS ANDADO A FUGIR...". Ah!!! pois é... Esbarrei mesmo, mas foi MUITOOOOO, bom. A todas as pessoas e amigos, com quem tive o prazer de estar ontem, desejo toda a felicidade do mundo. Para todos, o meu muito obrigado, por me fazerem sentir tão bem. Realmente valeu mesmo, a surpreendente, noite de ontem. Ah!! Já agora, ao entrar em casa, não precisei de descalçar os sapatos, para não fazer barulho. As filhas ficaram, nos avós. Um beijinho. PAULITA.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

SOMA E SEGUE


Olá meus amigos, hoje se aqui estou, é porque o meu dia teve novidades. Após um dia, ou melhor uma tarde, de mais uma decepção, pois a Catarina precisava de apoio, ajuda e companhia, para ir a mais uma entrevista de emprego, e eu na impossíbilidade de a acompanhar, pois tinha três crianças, ao meu cuidado e estou sem carro, sugeri á minha filha, que ligasse a alguém, que tem toda a obrigação e dever, de a ajudar, até porque hoje, era o seu dia de folga. Resultado, quem por obrigação, o devia ter feito, acabou por gerar uma enorme confusão por ter, tentado impôr á minha filha, a presença de uma pessoa, que ela detesta, e não gosta, nem aceita de modo nenhum. A minha filha tadinha, ainda foi acusada e culpada, por não aceitar a bondade imensa de "alguém pobrezinha" de quem não gosta e que lhe está a tirar o pouco, que ela ainda tinha. Mas vamos passar em frente, pois já é hábito, as minhas filhotas, ficarem penduradas, em prol de outros "interesses", no fim elas depois até dizem:...eu já sabia, nem sei porque fui ligar-lhe a pedir ajuda... Após isto e já arrependida da minha sugestão, liguei aos meus amados pais, e pedi-lhes ajuda. E graças a DEUS, que lá vem a minha pobre mãe, a pé, para me ficar com os meninos, pois a Catarina, não iria faltar á entrevista, (eu como mãe dela, e sendo ela prioridade e minha obrigação), teria de deixar tudo e todos para lhe valer. Deixei os meninos tratados, e entregues á minha mãe e aí vou eu com ela. A entrevista correu bem, e vamos aguardar resposta, que se DEUS quiser, vai ser positiva. Mas o melhor vem agora, ao regressar a casa, tratei dos meninos, e passado pouco tempo, quando os pais chegaram e depois de os pôr ao corrente daquilo, que se tinha passado, eles foram embora e eu para descomprimir um pouco, agarrei na Catarina e a pé devagar, fomos até ao centro comercial aqui perto, passámos no supermercado, jogámos no euromilhões, fomos visitar uma amiga minha, que trabalha nesse mesmo centro e quando me preparava, para voltarmos para casa, sou abordada por alguém, que me diz querer falar comigo. Acedi, e ali mesmo disse á senhora que estava á disposição dela, se a pudesse ajudar. E sabem o melhor?
Era uma mãe, a pedir-me se eu estava na disposição, de tomar conta do menino dela, duas horas por dia. Nem queria acreditar, naquilo que ouvia. Era bom demais. Mais uma vez estava a receber, o retorno, pelo que tinha feito e que afinal era a minha obrigação, mesmo sem estar de folga. Claro que vou ficar com o menino e de regresso a casa disse á Catarina:...sabes filha? Não há mal que sempre dure...e a minha filha disse-me, a rir:...Já sei mãe, nem bem que nunca se acabe. E ali naquela hora, rimos as duas, por algo que é a mais pura realidade. Assim sendo, SOMA E SEGUE. Somo mais uma criança, aos meus "piolhitos" e sigo em frente de cabeça erguida. VIVERE LA VITA........
Um beijo. PAULITA.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

E LÁ VEIO MAIS UM, QUE BOM É VIVER COM A MENTE OCUPADA


Olá amigos, hoje vim aqui bem rápido, só para dizer que mais uma coisa boa, de palmo e meio, chegou até a mim. Ontem o meu dia até nem correu muito bem, tive vários percalços, mas em abono da verdade estava á noite, um pouco desolada e até mesmo, desalentada. Mas nada na vida, deixa de ter retorno, nem o bem, nem o mal e ontem á noite, já um pouco tardito eu tive o meu retorno, pelo dia menos bom que tive. Recebi uma mãe aqui em casa, a saber se eu eventualmente, estaria interessada em tomar conta do seu pedaço de gente. Acho que esqueci tudo, naquele momento. Ergui os olhos a DEUS e perguntei-LHE:...SERÁ QUE ESTOU Á ALTURA?...E no meu coração obtive a resposta, claro que estou. Claro que tenho forças para abraçar, mais este "piolhito", que hoje meio estranho, entrou aqui em minha casa e tudo o que precisa, é de um colinho, tal como os outros, enquanto as mães não chegam. O dia tem estado a correr normalmente, o almoço não podia ter corrido melhor, pois modéstia á parte, eu cozinho bem, as histórias, as brincadeiras, as conversas e por fim a hora da sesta, que começou ás duas e meia, e durante a qual eu aproveitei, para vir aqui partilhar com todos, os que me querem bem, mais esta novidade. Dois agradecimentos, ontem na minha fase de descontentamento, o meu querido amigo Jorge, alegrou-me com as suas, imensas mensagens, sempre simpáticas. Mensagens essas, acerca do seu S.L.B. mas não me convenceste, continuo na concorrência e a proposta de sócia, terás que ofertar a outra pessoa, que também tenha os gostos estragados, mas tu isso, tens consciência que as pessoas masoquistas, aderem sempre. Mas ajudaste-me a não pensar em coisas chatas. Outro, ao meu amigo André, que com a sua inteligencia, sabedoria, boa formação, fez-me prometer que hoje ao acordar a primeira coisa que teria de fazer era sorrir. Eu prometi e cumpri. Ouvi as músicas das quais falámos e adorei, e agradeço a DEUS, por no meu grupo de amigos, ter vários(meninos e meninas), mas neste caso, estou a falar do André, que com 20 e poucos anos, esteve aqui noite fora, a levantar-me a moral e a auto-estima. Para vocês dois, que ontem me aturaram o meu doce obrigado. Para todos os que me apoiam e ficam felizes por mim, o meu agradecimento total. Um beijinho amigos e continuem assistindo ao meu levantar. PAULITA.

sábado, 4 de outubro de 2008

UM OBSTÁCULO A ULTRAPASSAR


Este fim de semana, vai ser o meu primeiro obstáculo, a ter de ser ultrapassado. Será o último fim de semana, que irei passar, naquela casa linda, que um dia comprei, numa altura em que estava muito doente. Foi uma casa que me apaixonou logo desde o primeiro instante. Assim que a fomos ver, nem quisemos ver mais nenhumas. Ao longo destes anos, passámos lá momentos muito felizes. Via a alegria estampada no rosto das minhas Anas, quando á sexta feira á noite, ou ao sábado de manhã, nos dirijia-mos para lá, a fim de passar o fim de semana. A Ericeira foi para mim, tal como para as minhas filhas, aquele amor á primeira vista. Ali passámos muitos e bons momentos. Quando chegava o domingo, ao final do dia tinhamos de voltar, eu sentia dentro de mim um aperto tal, que vinha a maior parte do tempo calada. Ali reunimos dezenas de amigos, familiares, ali passámos Natais, ali assistimos, vários anos á velha tradição do Ano Novo, em partir as garrafas, no "Jogo da Bola". Ali tantas vezes assistimos ao fogo de artifício, mais bonito que alguma vez assisti, sempre que a mais velha discoteca de Portugal, chamada "OURIÇO", festejava mais um aniversário. Ali assistimos durante estes anos, ás festas da vila, que se realizam durante o mês de Agosto, em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem, assim como á sua célebre procissão, vinda pelo mar. E na carita das minhas filhas eu via sempre tanta alegria, tanta felicidade. Ali a Catarina festejou os seus 18 anos. Ali a Patricia começou por conhecer, os primeiros amiguinhos e a juntar-se ao grupo do hi5, que se chama Ericeira. Mas agora chegou o fim. O dinheiro fala mais alto e fomos obrigadas a ter de concordar, com a venda daquela casa, que sempre foi tão amada por nós as três. Ali a Patricia, começou a namorar, um Ericeirense como eu lhe costumo dizer. Assim chegou finalmente o fim de semana, da despedida. Dentro de dias a escritura vai ser realizada e nós nada pudemos fazer, para o evitar. Naquela nossa casa, onde tantas as vezes vi as minhas filhas rirem com vontade, assisti á pouco tempo atrás á minha filha chorar compulsivamente, de um modo que metia dó, sem se conformar por ter de ficar sem a casa. Chorava ela e chorava eu, assim como a mais velhita mostrava a sua grande angústia. Hoje chegou o dia. Está vendida. Já não é nossa. Já não temos ali nada que nos prenda. Sei que para as minhas filhas, foi uma cruel injustiça que lhes fizeram. Foi uma facada pelas costas, pois elas, tal como eu, nunca pensámos que a venda da casa, iria para a frente. Eu sempre pensei que aquela casa seria futuramente, um património das minhas filhas, por direito, mas não. Um cheque, fala sempre mais alto, mesmo que as coisas e as pessoas se vendam, por um preço quase dado. Mas tem de ser, vamos sair daqui, com uma enorme saudade, com uma enorme mágoa, com uma enorme traição feita a elas e a mim também, mas tem de ser. Vou ficar sempre serena, pois para chorar, basta ver a minha filha embalada no seu desgosto, ainda por cima, deixando lá o namorado, mas ela vai superar, tal como ambas, já superaram tantas coisas. Para isso cá está a mãe, para dar colinho. E um dia, quem sabe, não viremos a ter uma outra casa ali, naquele sitío, onde o povo sábiamente diz...Ericeira, onde o mar é mais azul...a todas as pessoas amigas que lá conhecemos e deixamos, todas sabem o porquê desta venda e sei que teremos sempre a amizade delas. Aos meus pais, irmão, cunhada e sobrinhos, que nos, irão acompanhar este fim de semana, para que a dor seja um pouco mais atenuante, no peito de uma menina de 19 anos, noutra de 21, e também no meu. A todos quero dizer que é verdade!!! nada dura para sempre. Cada dia mais se constacta, que tudo na vida tem principio, meio e fim. E a minha casa, chegou ao fim, nas nossas mãos. Para os futuros proprietários, que eu até simpatizei com eles, desejo toda a sorte do mundo, e quero agradecer-lhes, toda a ajuda e apoio que me estão a dar assim, como ás minhas filhas, neste momento difícil. A si "TIO PAURINO", só posso dizer, por esta lutei, mas infelizmente não consegui. Se as minhas filhas não conseguiram, eu muito menos. Paciência, virar de página, nova vida se aproxima. Sei que vou sentir saudades, aliás já as sinto, mas graças a DEUS, que o dinheiro desta venda, não me está a fazer falta, nem me vem trazer mais felicidade que aquela que já tenho. Ao olhar este dinheiro, irei sempre lembrar-me que por ele, vi a minha filha de coração despedaçado a chorar e a pedir-me:"mãe ajuda-me" e eu sem o poder fazer, não dependia de mim. A todos vós amigos, obrigado também pelo apoio e quero-vos dizer que apesar de tudo, continuo de pé. SEMPRE. Um beijo da PAULITA.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

ENTRE ERROS E ACERTOS- - 2ª VITÓRIA ALCANÇADA


O MEU PRIMEIRO DIA DE TRABALHO

Hoje recomeçei a trabalhar, após muito tempo, parada. Estava na altura, por todos os motivos e mais alguns, eu tinha de tornar a arranjar trabalho, toda a minha vida o fiz e agora, estar tanto tempo sem o fazer, estava a ser mesmo muito complicado. E por um factor de sorte, este é mesmo, aquele trabalho, chamado "OURO SOBRE AZUL", pois permite-me trabalhar em casa, naquilo que mais adoro fazer,(lidar com gente de palmo e meio), permite-me continuar a pintar as minhas caixas, que com o factor, sorte, acabo sempre por vender, organizar e gerir o meu dia da forma que eu quero e como quero. Sabia desde há uns dias atrás, que iria começar este mês, mas tinha de começar mesmo, pois só assim a novidade, teria mais impacto, para aqueles a quem eu não pude avisar, de uma forma ou de outra. Mas é verdade, finalmente sinto-me novamente bem comigo e por sentir que produzir e realizar uma tarefa, é muito bom. Sinto-me hoje particularmente, feliz, orgulhosa de mim mesma, novamente em condições de assumir responsabilidades, cansadita, mas com a minha auto estima muito lá no alto. Quero agradecer todo o apoio e ajuda de todos aqueles que sempre confiaram em mim e nas minhas capacidades. Quero agradecer á Mónica, pela confiança que deposita em mim, em me deixar tornar a ser eu mesma. Quero agradeçer á Leonor e ao Salvador, por encherem a minha vida de alegria e felicidade. Para todos aqueles que me indicaram que o caminho é sempre em frente, uma só palavra "OBRIGADO". Um beijinho, cheio de carinho da PAULITA.