terça-feira, 7 de agosto de 2007

REGISTOS DO PENSAMENTO


“Eu sou eu e a minha circunstância.
Se a circunstância fosse outra, eu não era eu.”
[Ortega Y Gasset]

Pego nestas palavras como elemento impulsionador da escrita deste post, porque a circunstância se traduz na vontade e no desejo de partilhar convosco alguns registos do pensamento.

Antes de mais quero agradecer todas as manifestações de carinho que tenho recebido através dos comentários de todos aqueles que passam pelo blog e arriscam a leitura dos posts que tenho escrito em parceria com a Paulita. Tudo o que escrevemos e tudo o que fazemos adquire significado no momento em que sentimos ter sido válido para nós e para quem partilha a nossa circunstância (neste caso, todos vós).

Li e analisei todos os comentários, duvidas, perguntas e sugestões, e em relação à curiosidade natural de quem deseja saber mais sobre mim poderei dizer que eu sou aquilo que escrevo, nem mais nem menos, tudo o resto são questões de pormenor.

Sou acima de tudo uma pessoa simples e como tal certa, que tem os seus princípios definidos e absorvidos através de uma educação correcta e sábia por parte dos pais e acima de tudo de uma avó maravilhosa que ainda hoje partilha a sua vida comigo. A frase seguinte, de um pensador de referência traduz o que penso acerca do binómio simplicidade/complexidade.

“Quanto mais complexo é um Corpo mais incerto ele é”
[Edgar Morin]

Para os mais curiosos deixo aqui o escrito de uma medalhinha (N. Sra de Fátima) que me foi oferecida com todo o carinho pela Paulita e pelas filhas fantásticas que fazem dela uma mulher muito feliz e que no meu entender traduzem a forma como me posiciono na vida.

“Pedro Miguel – Conjugação de dois nomes. Pedro que tem origem aramaica (cephas). Que significa (rochedo) e Miguel que vem do hebraico (Mikhael), que significa (o que é como Deus). É uma pessoa bastante trabalhadora e faz todos os possíveis para alcançar os seus objectivos e sempre com os pés bem assentes na terra. Pedro Miguel é bastante apaixonado e bastante compreensivo para com a sua companheira. É bastante afectuoso e meigo e não tolera a infidelidade.”

A todos vós uma semana repleta de actos que se traduzam em felicidade suprema. Pedro

17 comentários:

Anónimo disse...

Oi Pedro,
Muito bonito o teu texto. És uma pessoa com uma sensibilidade extremamente apurada, tou certa não estou?
É um imenso prazer entrar neste cantinho onde a harmonia e a paz interior andam de mãos dadas.
Um abraço apertado a toda a família.
Crista

Anónimo disse...

olá...

♥**♥*Neste momento
*♥*♥*lembrei de ti e senti
*♥*♥*uma vontade imensa de
*♥*♥*poder te dar um abraço.
*♥*♥*Onde você estiver sinta
*♥*♥*o meu carinho.
*♥*♥*
*♥* :¸.•*¨).:“ *♥*´“:¸.•*
¨:…:“ *♥*´“:¸.•*¨).:“ *♥*´“:¸.•*(.:“ *♥
Ter amigos, * .. * . * ..: é como (¸.`
... *`.¸.•´ *( *. * . olhar para o céu, . * . *
* .. *..(¨`•.•´¨). *`•.¸.•´* . * . * . *
..* ... *`•.¸.•´ ¸. ¸.•*e ver sempre . * .*..
( * . * . * . * .. *..(¨`¸.´* . * . *) . * ..* ...
*¸.•´ * uma estrela *. (¨`•.•´¨)* . *..* *
. * ... ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)brilhando *..(¨
•.•´¨) especialmente. *`• ¸.•´* . * . * . *
..* ... *`•.¸.•´ * *. para nós....... * . * .
...*(¨`•.•´¨) . * .`•.. * . * * . * .
.*. `•.¸.•´TU •.. * . * . * . ¸.•*¨)
* .. *..(¨`•.•´¨). *`•.¸.•´* . * . * . *
..* ... *`•.¸.•´ * és uma estrela *. * . *
* . especial * . * . . * . *.*. * . * . *
¸.•´¸.•*´¨) Bjs e UMA boa semana¸.•*¨)
(¸.•(* . *.*`•.¸.•´* . * . * . *)´ .•*¨)

Anónimo disse...

PEDRO

♥ um
♥ minuto
♥ para AGENTE LEVA...

♥ um
♥ minuto
♥ para
♥ conhecer
♥ uma
♥ pessoa
♥ especial,

♥ uma
♥ hora
♥ para
♥ apreciá-la,

♥ um
♥ dia
♥ para
♥ amá-la,

♥ e
♥ mais
♥ do
♥ que
♥ uma
♥ vida
♥ inteira
♥ para
♥ esquecê-la...
♥ É
♥ pequena
♥ a
♥ mensagem que aqui deixo
♥ mas
♥ mostrará
♥ que
♥ você
♥ nunca
♥ os
♥ esquecerá SEUS AMIGOS...
♥ Se
♥ você
♥ não
♥ mandar
♥ para
♥ ninguém,
♥ significa
♥ que
♥ você
♥ está
♥ com
♥ pressa
♥ e
♥ esqueceu
♥ seus
♥ amigos...
♥ Aproveite
♥ para
♥ dizer
♥ a
♥ eles
♥ o
♥ quanto
♥ eles
♥ são
♥ IMPORTANTES

Um beijo Pedro.

Anónimo disse...

PEDRO

Gostei do que li e quero que saibas que muitas das minhas escolhas seriam as tuas.. acho que somos parecidos em algumas coisas!

Beijo e espero que estejas bem!

Anónimo disse...

Pedro, tu és assim e é assim que eu gosto de ti. Não te queria diferente... Em nada!

É bom conhecer-te, é bom saber mais sobre ti. E se algumas respostas não eram as esperadas, são apenas pormenores... e são esses pormenores que incluirei na lista das coisas que gosto em ti.

Um beijo amiguito.

Anónimo disse...

engraçado teres aceite o desafio...
bonito até...
interessantes respostas...

Um grande beijo da sempre fã.

Anónimo disse...

É sempre interessante conhecer mais um bocadinho de quem lemos por aqui... belo desafio :-)
Espero que te sintas com energias renovadas.
Bjs e uma óptima semana!

Espero que ainda estejas em férias.

Anónimo disse...

Pedro,

Obrigada pelo carinho, gosto sempre das tuas palavras, de te sentir próximo...

Beijo grande!


As respostas são interessantes, como post são fantásticas. Obrigada.

Beijo.

Foi bom conhecer-te um pouco mais...

Boa semana.

Beijo!

Anónimo disse...

Pedro lindo:

Um poquinho fiquei a conhecer de ti.

Espero que estes dias tenham sido bons e que estejas bem. Assim como teres tido umas boas férias.

Boa semana!

Beijocas

Anónimo disse...

Pedro:

Não pude deixar de sorrir. Pela tua estranha e bem-humorada perspicácia.

Fiquei com a sensação de que te conheces muito bem.

[Gostei.]

Adoro-te, mil beijos.

Anónimo disse...

PEDRO MENDES:

Após ler a tua auto análise de ti mesmo, deixo-te aqui a minha, como um troca. Lê bem e vê se por acaso não somos parecidos.

O Meu Eu...
Mais um desafio lançado pelo meu anjo branco!

Deixo-te mais um bocadinho de mim...

Eu quero... ser feliz

Eu tenho... vontade de mudar o Mundo

Eu acho... que a vida não tem sido exactamente como eu gostaria que fosse...

Eu odeio... injustiças, irresponsabilidade, mentira, desonestidade, maldade e tudo o que pode fazer alguém sofrer!!!

Eu sinto... saudades de outros tempos...de outras pessoas…

Eu escuto... os amigos com a máxima atenção

Eu cheiro... as flores lindas

Eu imploro... sempre uma oportunidade para remediar algum erro.

Eu procuro... o “trilho” certo que me leve à felicidade

Eu pergunto-me... porque é que as pessoas complicam o que por vezes parece tão simples

Eu arrependo-me... na maioria das vezes do que não fiz...

Eu amo... alguém... os meus amigos (poucos mas bons)

Eu sinto dor... no coração… quando escuto esse alguém ao telefone

Eu sinto a falta... da minha serra de Sintra

Eu importo-me... de mais com tudo e todos

Eu sempre... adorei poesia

Eu não fico... bem sozinho

Eu acredito... que nada acontece por acaso

Eu danço... neste instante bato o pé ao som de Pólo Norte

Eu canto... mal. Mas adoro cantar, Pedro

Eu choro... mais vezes do que gostava...

Eu falho... algumas vezes… errar é humano

Eu luto... por uma vida melhor

Eu escrevo... poesia e algumas parvoíces

Eu ganho... o suficiente para as minhas necessidades

Eu perco-me... a olhar o oceano

Eu confundo-me... nestas estradas da ilha… mas já tou melhor, Pedro… para baixo fica o oceano e dai não passo lol

Eu estou... numa etapa importante da minha vida

Eu fico feliz... com a felicidade dos que amo, com pequenos mimos, com um simples sorriso

Eu tenho esperança... de um futuro melhor (sim... e que me saia o Euromilhões)

Eu preciso... de dormir mais

Eu não gosto... que me tratem com indiferença

Eu deveria... ter mais confiança em mim

Eu sou... como sou...e não como querem que eu seja

Acho-te parecido. Será, que estou enganada?

Anónimo disse...

Pedro:

e assim ficamos a saber um pouco mais sobre ti.
beijinhos

Anónimo disse...

Pedro, foi muito bom conhecer-te e descobrir um pouco mais de ti no primeiro "encontro"!
Andei a ler-te por aqui e gostei imenso! Voltarei, claro!

Mil beijinhos

Anónimo disse...

AMAR-TE É COMO...

Amar-te é como ir pela manhã
A uma roseira em flor
e recolher
A mais pura, a mais fresca,
a mais louçã

Das perfumadas rosas que tiver;

Ou como, a rir, morder uma romã

Ou a sonhar colher um malmequer ...

É como caminhar por uma estrada

novinha ... ainda por inaugurar

E desenhar os pés descalços na geada,

De leve, para não a macular.

E é prosseguir assim a caminhada

sem destino ... nem pressa de chegar ...

É, numa vinha, à hora do sol-pôr,

Espremer um cacho de uvas sazonado

E embriagar-me depois com o licor

Delicioso do vinho derramado

A chiar no barro cheio de frescor

Da taça esguia do teu corpo amado

Foi bom conhecer-te um pouco.

Beijos grandes.

Anónimo disse...

Lindo.
Como tudo o que escreves.
Tocante.
Como tudo o que escreves.

Desta vez entra a pureza e a ousadia.
Gosto.
Gosto até da simplicidade com que falas de ti, contrastando com alguma pureza ou até inocência nas palavras.

Sou uma amante de contrastes.

É bom estar de volta.

Ter voltado a escrever.

Ter vindo ler-te.

Obrigada pelo momento.

Isabel

Anónimo disse...

Pedro, é lindo, lindo, lindo!!!!!
E se alguém me escrevesse uma coisa assim tão linda?!?!? Seria amor concerteza.
Ai, ai....
Beijinhos

Anónimo disse...

Pedro, meu doce amigo, tu sim embriagas quem te lê

a tua sensibilidade é tanta que transborda em cada palavra tua

as tuas palavras neste post, foram lindas, mas o mérito foi mais da Paulita por ter escolhido como parceria para este blog lindo conforme eu sempre disse tão bem, como já é hábito, eu fui uma ponta de um alfinete em tudo o que aconteceu virei sempre ler-te, virei sempre deliciar-me com as tuas partilhas, muitas vezes sem me sentires talvez, mas estou aqui e consigo sentir-te

excelente este teu poema, toca-me deliciosamente

abraço-te sempre com uma enorme ternura e fica um beijo meu

lena