quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

GOSTARIAM DE TOMAR, UMA CHÁVENA DE CHOCOLATE QUENTE?


A uma pessoa amiga que já me tem enviado vários textos, que eu tenho publicado aqui no meu blog, o meu obrigado, por mais esta bela mensagem. Por vezes, nem sempre associamos o valor das coisas minimas, no nosso dia a dia. Por este motivo, aqui deixo este post, a fim de fazer pensar um pouco nas pequenas coisas ás quais não damos importância e aquelas que por vezes, damos importância a mais. Também porque hoje me sinto triste, pois não tenho andado muito bem nestes últimos dias e daí a Isabel enviou-me este texto. Tenho-me sentido muito cansada e com sinais de estar a piorar do meu problema de saúde. A médica disse-me que é do cansaço, pois o facto de ter começado a tomar conta de meninos foi muito esforço para mim. Não lhe liguei e continuei, pois preciso de trabalhar, porque sou sózinha a sustentar as minhas filhas. Mas não consegui e no final do mês passado tive de largar as minhas funções. Fiz alguns exames e hoje os resultados foram terriveis. E tenho de aceitar a decisão dos meus médicos. não posso, não posso. Paciência á fome ninguém irá morrer se Deus quiser. E agora aqui vai o texto:

"Um grupo de jovens licenciados, todos bem sucedidos nas carreiras, decidiu fazer uma visita a um velho professor, agora reformado.
Durante a visita, a conversa dos jovens alongou-se em lamentos sobre o imenso stress que tinha tomado conta das suas vidas e do seu trabalho.
O professor não fez qualquer comentário sobre isso e perguntou se gostariam de tomar uma chávena de chocolate quente.

Todos se mostraram interessados e o professor dirigiu-se à cozinha, de onde regressou vários minutos depois, com uma grande chaleira e uma grande quantidade
de chávenas, todas diferentes,(de fina porcelana e de rústico barro, de simples vidro e de cristal, umas com aspecto vulgar e outras caríssimas).

Apenas disse aos jovens para se servirem à vontade.

Quando já todos tinham uma chávena de chocolate quente na mão, disse-lhes:
- Reparem como todos procuraram escolher as chávenas mais bonitas e dispendiosas, deixando ficar as mais vulgares e baratas... Embora seja normal que cada um pretenda para si o melhor, é isso a origem dos vossos problemas e stress.
-A chávena por onde estais a beber não acrescenta nada à qualidade do chocolate quente. Na maioria dos casos é apenas uma chávena mais requintada e algumas nem deixam ver o que estais a beber. O que vós realmente queríeis era o chocolate quente,
não a chávena; mas fostes conscientemente para as chávenas melhores...

Enquanto todos confirmavam, mais ou menos embaraçados, a observação do professor, este continuou:
- Considerai agora o seguinte: a vida é o chocolate quente; o dinheiro e a posição social são as chávenas. Estas são apenas meios de conter e servir a vida. A chávena que cada um possui, não define nem altera a qualidade da vossa vida. Por vezes, ao concentrarmo-nos apenas na chávena acabamos por nem apreciar o chocolate quente que Deus nos ofereceu. As pessoas mais felizes nem sempre têm o melhor de tudo, apenas sabem aproveitar ao máximo tudo o que têm.

Vivei com simplicidade.

Amai generosamente.

Ajudai-vos uns aos outros com empenho.

Falai com gentileza...
... e apreciai o vosso chocolate quente".

Apreciai a vida no seu teor, na sua simplicidade, na sua maior essência. Apreciai o valor dos sentimentos que aplicamos em todos actos que praticamos. Só assim somos chamados pelos nossos valores, só assim somos dignos de nos auto ajudarmos uns aos outros, só assim podemos ser chamados de PESSOAS. Não quero que se preocupem comigo amigos. Tudo irá voltar ao normal. A minha morfina ajuda-me sempre nestas crises. O que me preocupa mais são as minhas filhas verem-me sofrer, mas tudo se vai arranjar. Com a ajuda dos meus pais e de pessoas amigas eu irei conseguir fazer com que nada falte as minhas filhas. Meninos é que decididamente não posso. E desde o final do mês passado, a minha casa ficou mais vazia e mais triste. Mas a saúde vem primeiro sem duvida.
Um xi-coração bem apertadinho e o meu habitual beijinho a todos que aqui recebo nas páginas do meu blog, que também é vosso.
PAULITA.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

MENSAGEM DA MINHA AFILHADA


Após o dia de São Valentim ter passado, hoje ao pensar em publicar aqui algo, encontrei por acaso, esta mensagem, no diário, da página de Hi5, da minha afilhada. Li e reli, atentamente e reparo que realmente, uma menina com 14 anos, talvez sinta bem no fundo, do seu peito a mensagem mais bonita que algum dia ela me transmitiu. Ao ler este pequeno testemunho, que não sei se foi escrito por ela ou não, concluí que por vezes na nossa vida e no nosso dia a dia, passamos sem querer, por cima das ideias dos nossos filhos, da maior parte da gente nova que conhecemos. E por vezes eles, apenas nos tentam transmitir pequenos alertas. Estas linhas emocionaram-me muito e pelo grande amor e carinho que lhe dedico, deixo aqui as palavrinhas que ela escolheu, para publicar na sua bonita página. Um beijo Patricia, a madrinha quer-te muito e tu sabes disso. Estou sempre aqui, para trocarmos aquelas grandes conversas que costumamos ter. Adoro-te minha linda. E tenho muito orgulho em ser tua madrinha.

Eis o que publicaste:

Porque por mais que as pessoas vivam, existem coisas que nunca vão entender….e por mais inexplicáveis que elas sejam…existe quem teime em arranjar motivos, desculpas…e até razões para que tal tenha acontecido…contudo, para quem já viveu um pouco mais…sabe que o amanha não se espera nem se prevê…que o passado é uma rampa de lançamento para um melhor futuro…e que o presente, é a surpresa do momento…momento esse em que tudo pode começar com um sorriso …e do nada acabar devido a esse mesmo sorriso…por isso não penses muito…sê tu e sê inteiro em tudo o que fazes…e se por mais que te empenhes…a vida por vezes, parecer um turbilhão de confusões, ideias variadas, suspiros e angustias…diz um olá…á vida que se segue…não esperes sempre pelas janelas entreabertas…abre a tua porta…e liberta-te…

Se hoje choraste…e achaste em vão…fecha bem os olhos…porque se vires bem…quantos não são os momentos bons que deixaste de lado por capricho e por orgulho…sorri muito, mesmo que tudo isto te faça chorar…agarra-te a um mundo de lembranças que te preenchem a alma…e levanta o pé para o próximo degrau…

Se depois disto tudo…ainda sentes que foi injusto…abraça-te a ti próprio…e vê se te lembras quando um dia o fizeram por ti…e nessa altura achaste seres feliz…se hoje esse mesmo abraço não esta ai…é porque o abraço de amanhã e as palavras do depois e depois…iam ser mais penosas por mil razões …

Olha nos olhos da memória…e sente que foi bom…e continua a ser…pelo que te faz sorrir e sentir…

Se tudo o que te ocorre num momento é dizer não sei porque….não procures esse porque…não procures promessas…não procures segundas oportunidades e falsas esperanças…e decide gritar o mais alto que puderes porque ai, saberás que a escolha feita foi a melhor e que não vais errar…porque estas seguro do que sentes…

Não peças…a ninguém que escolha por ti…sê tu a fazer o teu mundo…faz as tuas próprias escolhas

Não durmas sobre assuntos que te magoam, não respires preocupações, não sigas por caminhos que sabes serem os errados… olha por baixo dos teus pés e certifica-te que pisas o chão e não as nuvens…respira o ar do que te rodeia e não da redoma que te protege…

Não deixes que os mesmo erros de ontem, te pressionem as escolhas de hoje…quem sabe amanhã, não serás a pessoa mais feliz do mundo e dizes…bem aqui vou eu de novo, neste escorrega diário da vida, quem sabe não será nessa mesma "esquina" da vida que serás de novo feliz, ou mesmo choraras de novo….

Orgulha-te do que és…

Sente que és especial hoje e sempre…

Prova que és muito…e só por seres como és e porque existes…

Se o fantasma da duvida…se valeu a pena…ainda existir…é porque afinal não viveste o mesmo de quem te teve ou de quem tiveste…e provavelmente é melhor assim…porque os caminhos cruzaram se no momento errado, na altura errada, e por mais que as pessoas valham a pena não será o momento de valerem a pena juntas!

E…

Porque sei…porque já senti…porque já vivi…já sorri…já chorei…porque sou…e sou especial…porque sou grande pelo pouco que dou…porque sim e porque existo…te digo eu te amo muito.

Um beijo cheio de carinho para todos os meus amigos que sempre me incentivaram a seguir com o meu barco em frente. O meu muito obrigado. Quanto a ti Pati, obrigado por esta mensagem, a madrinha adorou mesmo.
PAULITA.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

A ORIGEM DO DIA DOS NAMORADOS




Psquisei na net e tentei arranjar a origem do dia de São Valentim, pois é um dia que, em nem sempre foi festejado em Portugal e as versões mais interessantes que encontrei, foram estas. Enfim já lá diz o povo e é verdade, todos os dias são dias e há que aproveitá-los sempre. Quero agradecer todos os vossos recadinhos, deixados no meu post e desejar-vos um resto de dia feliz.
PAULITA.

....Existem diferentes versões sobre a origem do dia dos namorados.

É bem provável que a festa dos namorados tenha a sua origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de Fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.


O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de Fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 AC, o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius.E, ela com um milagre, recuperou a sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de Fevereiro.


O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de AV, tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afecto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. O 15 de AV, se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções românticas são tocadas na rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país.


No Brasil, a gênese da data é menos romântica. Alguns atribuem-na a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados, foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "NÃO É SÓ COM BEIJOS QUE SE PROVA O AMOR". A intenção de Dória, era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados, realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de Junho tenha sido a data escolhida, porque representa uma época em que o comércio de presentes, não fica tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data a 12 de Junho, como sendo o Dia dos Namorados.


domingo, 8 de fevereiro de 2009

HAPPY VALENTINE`S !!!!!!!!!!!



A todos vós uma boa noite. Aproveitei agora este tempinho livre do resto do fim de semana e vim aqui, falar de um dia que se aproxima. Para muitos será apenas um dia em que o valor comercial será a mais valia deste dia. Mas para muitos outros e acredito, que ainda serão muitos, é um dia para ser festejado com o seu/sua mais que tudo e será uma boa oportunidade para um bom jatarinho romântico, um passeio a dois, a flor da praxe, e por fim a tão desejada prendinha do DIA DOS NAMORADOS.
Esta semana, ao adquirir um prenda relativa a esse dia, foi-me entregue um embrulho que por muito singelo que fosse, trazia uma mensagem muito especial, que como é de prever eu decidi logo deixa-la aqui para que todos vissem. Quero tambem dizer que neste post, eu irei autorizar todos os comentários que sejam dirigidos a este post. Ultimamente não tenho autorizado muitos deles, mas neste post vou lançar o desafio. Deixem uma mensagem aos vossos amores aqui e eu espero que sejam muitos. Eis a mensagem:

They sing all you need is love, but all i really long for is you
rain or shine.
Will you be my Valentine?
My dream, my desire, my love, my life?
HAPPY VALENTINE'S!!!!!


Com esta pequena mensagem, deixo-vos um beijo muito especial e o desafio para batermos o record de outros posts alusivos, a este tema que aqui escrevi, em outros anos.
Um grande beijo a todos, uma optima semana e sábado dia, 14 de Fevereiro de 2009, já sabem, Happy Valentine's.
PAULITA.