terça-feira, 21 de julho de 2009

DESPEDIDA DE AMIGO...


Boa tarde, hoje o meu post é um pouco melancólico, mas foi-me enviado na sequência do eu ter ultimamente escrito acerca de sentimentos. Por lógica, nunca pensamos,(ou se o fazemos, é raramente), que de um momento para o outro, podemos partir. Podemos estar cheios de saúde, podemos estar enfermos, podemos até estar no auge da nossa vida e de um momento para o outro, numa fracção de segundos, tombamos, fechamos os olhos e nem tempo temos, de nos despedir, daqueles que amamos. Por este motivo, quando hoje recebi um email, com este texto de Vinícios de Moraes, li atentamente e decidi publicar. Se por ventura um dia, eu também partir, espero que todos os meus amigos e pessoas que amo pensem em mim, da mesma forma que o escritor escreveu.
Na vida devemos sempre ser lembrados por boas obras, por boas acções, por bons sentimentos, mas é muito compensador quando alguém nos diz, que somos importantes na vida de alguém. Deixo-vos o texto...


Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele ter-me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum facto a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem transformar num santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que se diz. Se me quiserem transformar num demónio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demónio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles. Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase: "Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus"! Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas, de vez em quando, dê uma olhadela, na direcção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas? Sim??? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Eu não vou estranhar o céu . . . Sabe porque ? Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele !

Vinicius de Moraes

Bom fico por aqui. Não quero de forma alguma, despedir-me de ninguém, pois tal como todos sabemos, ainda vamos andar por aqui muitos e muitos anos. Eu a escrever e vocês a lerem. Ultimamente não tenho aceite muitos comentários, porque prefiro que leiam e fiquem a pensar em voltar, no próximo post. Sempre que lançar um desafio, eu deixo aqui bem explicito, a necessidade de comentar. Deixo aqui também, o meu habitual beijinho de sempre, para todos aqueles que me visitam e sei que são muitos mesmo.
PAULITA

5 comentários:

dulce crespim disse...

Olá amiga. Estranhei este teu post, mas depois de o ler e analisar, consegui compreender o que aqui transmites. Sabes amiga, a tua pessoa é tão grandiosamente humana e de uma entrega tão grande, que eu sinto que este dia, de despedida de um amigo, nunca irá chegar, mas reconheço que muitas vezes(aliás vezes sem fim), eu agradeço a DEUS ter alguem tão grande na minha vida, a quem tenho o prazer de chamar de AMIGA, a minha amiga Paulita.
Já partilhamos momentos complicados, momentos muito felizes, mas sempre te vejo como o meu anjo protector. Continua assim amiga e mantem sempre essa luz que te rodeia. Um beijinho grande...

victor disse...

A despedida é um momento de tristeza , em que os corações se preparam para começarem a viver uma saudade.

TIAGO disse...

O adeus é uma palavra que eu nunca vou querer dizer para pessoa que eu amo, pois o adeus é muito tempo.

MÁRIO JOÃO disse...

Bom dia Paulita!

Kda Amiga, fui espreitar alguns comentários sobre mta coisa no teu blogue e, fiquei sinceramente emocionado, pois és uma pessoa muito sensivel e, até altruista e, isso hoje em dia já é raro encontrar! Gostei mto e, fiquei mto sensibilizado com o q- pensas do mundo e tudo o q- nos rodeia, desde o amor, a amizade e a solidariadade! Um beijo enorme "minha" Kda Amiga! Um bem Hája e, mtos, mtos, bijs!

MARIA DE MATOS disse...

Que post triste Paulita, não estou acostumada a ver-te escrever assim tão triste. Por favor arranja um tempinho e escrever coisas lindas coco as que costumas escrever. Vêm aí as férias e já sei que o vosso destino é a Ericeira. Escreve acerca disso amiguita. Mas gostei que tivesses a coragem de enfrentar o lado negro da vida, que é sempre aquele em que temos de nos despedir daqueles de quem gostamos.
Um beijinho.