quarta-feira, 13 de junho de 2007

UM AMIGO


Não quero citar nomes mas foram muitas as pessoas que passaram pela minha vida e me ofereceram um pouco da sua amizade, do seu carinho e companheirismo. Alguns já partiram e outros ainda vejo com mais ou menos frequência mas são muito importantes para mim. Muitas pessoas já passaram pela minha vida e foram muitos os momentos de alegrias que vivemos juntos...

Eu acredito que existem amigos que estão apenas de passagem, eles entram na minha vida como anjos com uma missão a cumprir. Vêm para me ensinar algo e tornam a minha vida mais alegre ou ajudam-me nos momentos de grande dificuldade.

Depois, terminada a sua missão eles partem, seguem os seus caminhos... quem sabe para ajudarem outras pessoas. Mas quando partem, deixam uma lição de vida e uma saudade boa que dá gosto sentir.

Isto faz-nos perceber que, embora uma amizade tenha sido passageira, ela pode ser intensa, verdadeira e maravilhosa em todos os seus momentos. Percebemos também, que ela durou o tempo suficiente para que essa pessoa nos marcasse de tal forma que seja impossível esquecê-la.

Cada pessoa que entrou na minha vida ensinou-me algo... Alguns ensinaram-me o valor de uma verdadeira amizade, que os problemas só são realmente problemas quando lhes damos muita importância. Outros ensinaram-me a importância de demonstrar o que se sente, de dizer "amo-te", de dizer "odeio-te". Ensinaram-me o amor, ensinaram-me a dor. E ensinaram-me que a felicidade é um conjunto de vários momentos de alegria. Enfim, ensinaram-me o quanto a vida pode ser maravilhosa quando se tem ao nosso lado as pessoas certas.

A todas estas grandes pessoas eu desejo que, onde estiverem, sejam muito felizes e queria agradecer por tudo o que me ensinaram e transmitiram e por todos os momentos que vivemos juntos, vocês foram muito importantes para mim...

Um amigo verdadeiro é alguém que te conhece tal como tu és, compreende onde tens estado, acompanha-te nos teus sucessos e nos teus fracassos, celebra contigo as tuas alegrias, compartilha a tua dor e jamais te julga pelos teus erros.

Como diz Vinícius de Moraes..."Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida... mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure sempre...”.

Aqui fica a minha homenagem aquilo a que eu chamo " verdadeiros amigos ". Com um beijinho para o Pedro que me inspirou e sugeriu para este tema, assim como para todos que de uma forma ou de outra foram, são e permanecerão sempre meus amigos. PAULITA.

72 comentários:

Anónimo disse...

Arranje tempo para ser amigo
É a estrada para a felicidade
Arranje tempo para sonhar
É seu vagão a uma estrela engatar...
Arranje tempo para amar e ser amado
É o privilégio dos deuses.
Arranje tempo para olhar ao redor
O dia é muito curto para ser egoísta.
Arranje tempo para rir
É a música da alma.

Anónimo disse...

Amizade

A verdadeira amizade é uma pérola
de valor inestimável.

Cultiva a amizade.
Corresponde às gentilezas.
Não te encolhas.
Nem te afastes dos outros.
Aproxima-te.
Há muito de amor trancado em ti.

Procura ser o amigo das horas difíceis.
Dá demonstrações da tua amizade,
mas não esperes ser correspondido.
Compreende que nem todos
são como tu.
Tolera as faltas dos teus amigos.

Tem amizades puras e desinteressadas.
Não deixes que o tempo as consuma.

Não pode ser amigo,
quem não AMA INCONDICIONALMENTE.

Anónimo disse...

CERTIFICADO DA AMIZADE

Se eu pudesse agarrar um arco-íris
Eu agarrava-o só para ti,
E compartilharia contigo a sua beleza
Nos dias em que tu te sentisses triste
Se eu pudesse construir uma montanha
Poderias dizer ser só tua
Um lugar para encontrar serenidade
Um lugar para estares sózinha
Se eu pudesse carregar nos teus problemas
Eu os lançaria ao mar
Mas todas estas coisas que eu estou a pensar
São impossíveis para mim
Eu não posso construir uma montanha
Ou pegar um belo arco-íris
Mas deixa-me ser o que eu sei de melhor
Um amigo que está sempre por perto

Anónimo disse...

....Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da
vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando
comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e,
principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que
são meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os."

(Vinícius de Moraes)

Anónimo disse...

"Um BOM AMIGO é como um trevo de quatro folhas: DIFÍCIL DE ENCONTRAR, e É SORTUDO QUEM TEM ".

Tu tens trevos de 4 folhas, não tens? Sei que tens sim.

Anónimo disse...

Descobri essa irrefutável verdade ao perceber o quanto são raras, essas preciosidades que chegam de repente na nossa vida e se alojam devagarinho em local especial e essencial da nossa existência.

Anónimo disse...

Olá doce Paulita...
Todos nós somos responsáveis pelos sentimentos que alimentamos!
Amigos são anjos que nos levantam quando nossas asas
se esquecem como voar...
São aquelas árvores grandiosas que nos dão sombra nos dia de calor...
São os lenços que enxugam nossas lágrimas...
São as palavras verdadeiras que nem sempre nos causam risos...
São como Tu...
Simplesmente AMIGAS.
ass: tu sabes...
Beijinho

Anónimo disse...

VERDADEIROS AMIGOS

Os verdadeiros amigos surgem na nossa vida nas horas que mais precisamos deles,
são lápis de cor trazendo alegria, a essa nossa vida cinzenta,
são estrelas que guiam para um porto seguro, o triste e solitário navegador,
são passos suaves na rua deserta,
são traços sensíveis na pele guerreira,
são lindas tatuagens com formas bonitas,
pois ficam para sempre na vida da gente.
Um grande beijinho Paulita. Tu és uma amiga.

Anónimo disse...

Paulita:
Lindo texto sobre amizade. Gostei muito." Amigos são como tesouros". Beijos.

Anónimo disse...

PAULITA QUERIDA:

Sim, tens toda a razão. Eu dou-me tanto aos outros, ofereço a minha amizade e o que de melhor tenho e, de repente, aquela pessoa a quem considerei amigo afasta-se. A dor que se sente nesse momento é terrível, pensamos no que fizemos para merecer tal afastamento e vemos o quanto nos enganámos em relação àquela pessoa. É muito triste, mas esses que se afastaram da nossa vida são falsos amigos.
Ficam poucos amigos como tu meu doce.

Anónimo disse...

Paulita

Olá nina!! Gosto tanto de Vinicius de Moraes, adoro o que ele escreveu, é lindissimo de se ler :) A amizade é das coisas mais importantes da vida, os amigos são aquilo que nós somos e sendo assim, são parte da nossa vida, pois devem estar sempre presentes em tudo!! Abraço Grande

Anónimo disse...

NINA:

... A Voz do Coração!
Nunca deixes de fazer algo de bom que o teu coração te peça.
O tempo poderá passar... E a oportunidade também !!!
Mas não te esqueças de que:
A META - Nós vamos em busca;
O CAMINHO - Nós achamos;
O DESAFIO - Nós o enfrentamos;
A VIDA - Nós inventamos;
A SAUDADE - Nós vamos matando;
SONHO - Nós tentamos realizar.... Mas...
Os AMIGOS - Nós guardamos do lado esquerdo do peito, dentro de uma caixinha que se chama coração...
E lá que estás sempre.

Anónimo disse...

LINDA:

Somos donos de nossos actos,
Mas não somos donos dos nossos sentimentos;
Somos culpados pelo que fazemos,
Mas não somos culpados pelo que sentimos;
Podemos prometer actos,
Não podemos prometer sentimentos...
Actos são pássaros engaiolados,
Sentimentos são pássaros em vôo".
Um beijinho enorme querida.

Anónimo disse...

Amizade

O Amigo mais apreciado
Fala sempre com doçura
Com bom senso e candura
Quando te sentes cansado

A Amiga mais sincera
Faz-te rir quando precisas
E sorri mal a divisas
E nada de ti nunca espera

Os Amigos do nosso Coração
Falam sempre a verdade
Partilham da nossa Felicidade
Vivem connosco a emoção

E quando partem são a razão
De sentirmos tanta saudade!

Nunca saiasda nossa vida Paulita.

Anónimo disse...

Paula, voltei, pois tenho andado fugida.
É mesmo isso, amizade é assim, linda, verdadeira e sentida. Tu sabes bem isso pois amigos tens muitos.
Como consegues ter sempre a palavra certa para todos os temas?! Beijos.

Anónimo disse...

AMIGA
Estou sem palavras... muito bonito mesmo!!! Bo essa tua inspiração. Um beijo.

Anónimo disse...

PARA TI AMIGA

A amizade é a doce canção da vida
é a poesia da eternidade.
O Amigo é a outra metade da gente.
O lado claro e melhor.
Sempre que encontramos um amigo,
encontramos um pouco mais de nós mesmos.
O Amigo revela, desvenda, conforta.
É uma porta sempre aberta
em qualquer situação.
O Amigo na hora certa, é sol ao meio dia,
estrela na escuridão.
O Amigo é bússola e rota no oceano,
porto seguro da tripulação.
O Amigo é o milagre do calor humano
que Deus opera no coração.


`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*

*. ¸ .`*. ¸ .`*

Amiga serás sempre tu. E que Pedro te deu o mote? Foi o Zepe? Não me pareçe. Um beijo.

Anónimo disse...

`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*. ¸ .`*

*. ¸ .`*. ¸ .`*

“A amizade tem esse poder que afasta
os medos,

Desfaz amarras,

Sustém o golpe fatal,
Ampara a queda,

Reata as partes,
Clareia as sombras da alma,

Recobra as forças vacilantes
E faz começo o que já era fim.”

(Charles Chaplin)

***.*******.*******.*******.***
Para ti com muita amizade e carinho. Um beijo.

Anónimo disse...

´´´´´´´´´´´´´´("") ´´´´´´´´´´´&(";;")& ´´´´´´´´´´´´&);;(& ´´´´´´´´´´´&(;;;;)& `````````````)|\ |( ´´´´´´´´´´´´\´=´/ ´´´´´´´´´´´´´|!!| ´´´´´´´´´´´´´|!!| “Depois do ´´´´´´´´´´´´´|!!| silêncio, ´´´´´´´´´´´´´|!!| o que mais ´´´´´´´´´´´´´|!!| se aproxima ´´´´´´´´´´´´´|!!| de expressar ´´´´´´´´´´´´´|!!| o inexprimível ´´´´´´´´´´´´´|!!| é a música” ´´´´´´´´´´´´´|!!|As ´´´´´´´´´´)~~)||(~~( ´´´´´´´¨´/´´´´||||´´´\ ´´´´´´´´)´´´´´||||´´´( ´´´´´´´(/´´´´´||||´´´´\) ´´´´´´´´/´´/´´)´´(´´\´´\ ´´´´´´´´\´´´´((!!))´´´´´/ ´´´´´´´´´\´´((*()*))´´´/ ´´´´´´´´´)´´´´(!!)´``´´( ´´´´´´´´´/´´´´~´```´´´\ ´´´´´´´´/´´´´||||||´``´´\ ´´´´´´´/´´´´´||||||´´´´´´\ ´´´´´(\(´´´´´amizades´´´´´´´)/) ´´´´´´´´´´´********´´´´´ ´´´´´´´\(´´´======´´´cultivam-se´´)/ Beijinhos com carinho!

Anónimo disse...

Minha lindinha:

--.--(#)(##)---/#\ "Só existem dois dias no ano .' @------------/###\ que nada pode ser feito. :------------,--##### Um se chama ontem --`-..__.-'_.--\###/ e o outro se chama amanhã, --------`;_:-- ---`"' portanto, hoje é o dia certo para amar, -------.'"""""`. acreditar, fazer e principalmente viver" -----/, ------- ,\ ----//------- \\ ----`-.______.-' --- ___`. | .´'___ -(______|______)Adoro suas visitas! Um beijo!

Anónimo disse...

NOSSA AMIZADE

Nossa amizade fraterna é eterna
Não se corrói, não se corrompe, não se destrói
Alimenta-se de falar, de ouvir, de amar
Com gestos, com sonhos, com afetos.

Não importa onde estamos.
Vivos, mortos, aos prantos
Felizes nos encontros
Exilados nos desencontros.

Nossa amizade sincera se fortalece a cada era
Com brio de esplendor de uma fera
Compactando a união
Desbravando nossa esfera.

Com muito carinho pois tu mereces linda.

Anónimo disse...

Para ti loirinha minha AMIGA ficam aqui estas palavras:

Obrigada
Por perceberes o meu lado “weird”
Por não perguntares o que os outros perguntam
Por te preocupares sem me invadires
Obrigada por perceberes onde me escondo e o porquê deste vicio de solidão
Sei que sabes como ninguém esperar
Sossega eu volto e estarei também aqui para ti
Obrigada por seres a minha AMIGA verdadeira...

Anónimo disse...

Oi meu anjo,

Este post é lindo e mostra também a beleza de teus sentimentos, a tua amizade.
Nada melhor que uma boa amizade, para nos aconchegar nos momentos mais tristes de nossas vidas e com quem partilhar a nossa vida e nossas vivências.
Desejos de bom resto de feriado e de um bom fim de semana, cheio de luz em teu coração.
Bjokas mil e xi - corações.

Anónimo disse...

Ohhh desculpa não ter visto antes...
Obrigadaaaaaaaaaaaaa!
fazes tantas coisas lindas para mim, que nem sei como te agradecer...
Acho que dizer-te obrigada já nao chega...
Por isso vou tentar agradecer-te todos os dias com a minha amizade... com o meu sorriso, com as minhas palavras... como tudo o que puder.
Beijos Paulita.
Obrigada por me compreenderes sempre tão bem...

Adoro-te*

Bejinho
C.

Anónimo disse...

Oi Minha Melhor Amiga PAULITA:

Lembrei-me de ti...
Quando tudo parece não ter mais sentido,
Eis que Deus nos manda um anjo,
para ficar ao pé de nós!
Para nos dar um colo,
Quando uma nuvenzinha escura,
Quer ameaçar chover dentro de nós.
Para puxar as nossas orelhas,
Quando caminhamos em caminhos tortos.
E com carinho nos levam na direcção certa.
Para sorrir connosco,
E comemorar nossas conquistas e nos motivar a continuar
caminhando.
Ainda têm a missão de abrir nossos olhos e nossos ouvidos,
Para vermos e ouvirmos, as obras e as palavras quem vêm do céu.
A esses anjos,
Deus deu o nome de amigos,
E nos fez sermos um só,
Para uma grande amiga que és tu. Um big kiss.

Anónimo disse...

QUERIDA

MINHA MELHOR AMIGA.
Inserir tag (palavras separadas por vírgula)
SALVARCANCELAR
Em você, Deus colocou ternura,
amor... sensibilidade... candura...
Tudo de bom ...
E ainda me presenteou com a felicidade,
ao separar no seu coração um cantinho
para mim!
Um grande beijo para uma grande amiga. A sempre minha Paulita.

Anónimo disse...

Querida amiga, tu és! E mais nada! És... perfeita do modo como és! Com tudo, tudo, tudo a que tens direito... de amar, de te zangares, de sorrir, de ter medo, de sonhar... Tudo! Porque és! E nada mais. Se te amares a ti... os outros também te amarão. E quem não te amar... segue o seu caminho! Deixa-te sentir-te! Sente-te amiga. Sente e ouve esse teu coração. Que esse teu doce olhar possa sorrir e chorar, crescer e ousar, a cada momento da vida! Bjs de Luz

Anónimo disse...

“ Há um lugar especial na vida previsto para ser
 ocupado por você. Um campo luminoso e um especial
 amanhã. E o melhor está para vir. É certo que seu
 destino é um livro que você não lê. Mas pode crer que
 nesta vida há um lugar especial feito só para você! !“ 

Essa frase é de uma amiga minha, mas cai que nem uma luva em ti.
Tudo de bom Paulita.

Anónimo disse...

Incompatibilidades de quem opera neste mundo muitas vezes sem sentido não me permitiram comentar logo na origem este Post magnifico.

Sabia que era impossível figurar nos dez ou nos vinte primeiros comentários, porque os teus Posts obrigam-nos sempre a focalizar a nossa atenção e não resistimos a comentar.

Como tal sabia que milhares de pessoas desejariam comentar e que apenas (os teus verdadeiros amigos) o fariam, centrando-se no verdadeiro sentimento de amizade e não em estratégias ou esquemas baratos ou anónimos.

Gostaria no entanto de corrigir algo: os verdadeiros amigos não passam, ficam para sempre e esses tu sabes quem são, estão identificados e sempre ao teu lado.

Não me cabe a mim fazer um ranking das tua amizades Paulinha, mas não posso deixar de prestar a minha homenagem a duas pessoas que fazem brilhar o teu olhar e fazem sorrir o teu ser.

O nome ANA e NUNO (não colocando em causa todos os teus amigos) fazem-te activar por completo os sentidos. Eu não os conheço mas para mim são pessoas fascinantes, fazem da felicidade deles a tua felicidade, e isso para mim é o exemplo MÁXIMO de uma verdadeira amizade.

A eles a minha homenagem por serem amigos da minha AMIGA, por rirem e chorarem com ela e por serem verdadeiros e genuínos.

Vinicius de Moraes é sem dúvida excelente mas neste momento gostaría de deixar um outro testesmunho de I Ching: "Ao término de um período de decadência sobrevem o ponto de mutação. A luz que fora banida ressurge. Há movimento, mas este não é gerado pela força ... O movimento natural surge espontâneamente. Por essa razão a transformação do antigo torna-se fácil. O velho é descartado, e o novo é introduzido. Ambas as medidas se harmonizam com o tempo, não resultando portanto nenhum dano".

Este post belissimo, não fosse escrito por quem foi, mas neste momento deixo o repto para que o próximo seja dedicado a ti própria. Pensa no teu EU e presta-lhe aqui a tua homenagem ... nós comentamos. Não digas nunca que é dificil essa mudança de perspectiva [centrar em ti também e não apenas nos outros] ... se tiveres duvidas volta a ler a citação anterior de I Ching ... não custa nada.

Um grande beijo de um AMIGO verdadeiro.

PEDRO

P.S. Este comentário foi escrito (por questões de espaço e de estética) em letra pequena mas foi pensado em letra maiúscula e deve ser lido e interiorizado também e letra MAIÚSCULA.

Anónimo disse...

Deus, na sabedoria, criou o amigo.
alguém em que se pode confiar,
um amigo fiel que nos compreenda,
e nos estenda sempre a mão para ajudar.
Ele sentiu que precisaríamos de alguém,
que nos confortasse quando estivéssemos tristes,
cuja especial ternura e sorriso feliz,
nos fizesse sentir que vale a pena viver.
Alguém com quem dar um passeio,
compartilhar um livro ou um segredo.
Bater-papo ao telefone, mas que também,
percebesse nossa necessidade de estar algum momento a sós.
Em resumo, Deus criou o amigo para ser
alguém que sempre nos alegramos em rever.
Existem poucas coisas que Deus
possa nos dar que signifiquem tanto como um bom amigo...

encontrei na net, numa das minhas divagações por lá, um beijinho

Anónimo disse...

♥ O que é um amigo? ♥?

Um amigo é alguém que nos quer
assim como somos.

Alguém muito especial e tão próximo dos nossos
pensamentos que distância alguma
poderá ser longe.

Um amigo é alguém que ao cumprimentar nos faz feliz. Um
amigo é alguém que nos compreende sem necessidade
de palavras e permanecem próximos quando as coisas não saem bem.

É alguém que está sempre disposto a escutar os nossos
problemas ajudar-nos a solucioná-los.

Obrigado por seres esse alguém!


Beijos uma boa noite para quem fica
e fiquem na paz de DEUS! ♥♥♥

Anónimo disse...

Meu anjo:

Depois do que você escreveu, o que mais posso dizer, senão que te adoro?. Bjs.

Anónimo disse...

Eu tenho na verdade dois amigos leais mas que são virtuais é você Paulita e o Soneca eu adoro vocês J.C. ♥♥♥
amo-vos ♥♥♥
bjs
bjs a todos.

Anónimo disse...

Olá........
Um bom amigo é uma pessoa que pensa como tu.
Eu não te conheço mas deve ser ótimo ter-te como amiga.
Bjos e uma ótima noite para ti!!!

Anónimo disse...

Amigo é aquele que está ali para dar apoio à hora que for, não questiona, nem duvida, nem mente, nem engana, não trapaceia...ás vezes não faz nada, mas apenas está presente e isso já basta.
Assim és tu Paulita.

Anónimo disse...

A TUA OBRA PREFERIDA:

À procura... de um amigo



(...)
Foi então que apareceu a raposa.
- Olá, bom dia! - disse a raposa.
- Olá, bom dia! - respondeu delicadamente o principezinho que se voltou mas não viu ninguém.
- Estou aqui - disse a voz - debaixo da macieira.
- Quem és tu? - perguntou o principezinho. - És bem bonita...
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Anda brincar comigo - pediu-lhe o principezinho. - Estou triste...
- Não posso ir brincar contigo - disse a raposa. - Não estou presa...
- AH! Então, desculpa! - disse o principezinho.
Mas pôs-se a pensar, a pensar, e acabou por perguntar:
- O que é que "estar preso" quer dizer?
- Vê-se logo que não és de cá - disse a raposa. - De que é que tu andas à procura?
- Ando à procura dos homens - disse o principezinho. - O que é que "estar preso" quer dizer?
- Os homens têm espingardas e passam o tempo a caçar - disse a raposa. - É uma grande maçada! E também fazem criação de galinhas! Aliás, na minha opinião, é a única coisa interessante que eles têm. Andas à procura de galinhas?
- Não - disse o principezinho. Ando à procura de amigos. O que é que "estar preso" quer dizer?
- É a única coisa que toda a gente se esqueceu - disse a raposa. - Quer dizer que se está ligado a alguém, que se criaram laços com alguém.
- Laços?
- Sim, laços - disse a raposa. - Ora vê: por enquanto, para mim, tu não és senão um rapazinho perfeitamente igual a outros cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto, para ti, eu não sou senão uma raposa igual a outras cem mil raposas. Mas, se tu me prenderes a ti, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E, para ti, eu também passo a ser única no mundo...
- Parece-me que estou a começar a perceber - disse o principezinho. - Sabes, há uma certa flor...tenho a impressão que estou presa a ela...
- É bem possivel - disse a raposa. - Vê-se cada coisa cá na Terra...
- OH! Mas não é da Terra! - disse o principezinho.
A raposa pareceu ficar muito intrigada.
- Então, é noutro planeta?
- É.
- E nesse tal planeta há caçadores?
- Não.
- Começo a achar-lhe alguma graça...E galinhas?
- Não.
- Não há bela sem senão...- disse a raposa.
Mas a raposa voltou a insistir na sua ideia:
- Tenho uma vida terrivelmente monótona. Eu, caço galinhas e os homens, caçam-me a mim. As galinhas são todas iguais umas às outras e os homens são todos iguais uns aos outros. Por isso, às vezes, aborreço-me um bocado. Mas, se tu me prenderes a ti, a minha vida fica cheia de sol. Fico a conhecer uns passos diferentes de todos os outros passos. Os outros passos fazem-me fugir para debaixo da terra. Os teus hão-de chamar-me para fora da toca, como uma música. E depois, olha! Estás a ver, ali adiante, aqueles campos de trigo? Eu não como pão e, por isso, o trigo não me serve de nada. Os campos de trigo não me fazem lembrar de nada. E é uma triste coisa! Mas os teus cabelos são da cor do ouro. Então, quando eu estiver presa a ti, vai ser maravilhoso! Como o trigo é dourado, há-de fazer-me lembrar de ti. E hei-de gostar do barulho do vento a bater no trigo...
A raposa calou-se e ficou a olhar durante muito tempo para o principezinho.
- Por favor...Prende-me a ti! - acabou finalmente por dizer.
- Eu bem gostava - respondeu o principezinho - mas não tenho muito tempo. Tenho amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer...
- Só conhecemos as coisas que prendemos a nós - disse a raposa. - Os homens, agora, já não têm tempo para conhecer nada. Compram as coisas já feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não têm amigos. Se queres um amigo, prende-me a ti!
- E o que é que é preciso fazer? - perguntou o principezinho.
- É preciso ter muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim, em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não me dizes nada. A linguagem é uma fonte de mal entendidos. Mas todos os dias te podes sentar um bocadinho mais perto...
O principezinho voltou no dia seguinte.
- Era melhor teres vindo à mesma hora - disse a raposa. Se vieres, por exemplo, às quatro horas, às três, já eu começo a ser feliz. E quanto mais perto for da hora, mais feliz me sentirei. Às quatro em ponto já hei-de estar toda agitada e inquieta: é o preço da felicidade! Mas se chegares a uma hora qualquer, eu nunca saberei a que horas é que hei-de começar a arranjar o meu coração, a vesti-lo, a pô-lo bonito...São precisos rituais.
- O que é um ritual? - perguntou o principezinho.
- Também é uma coisa de que toda a gente se esqueceu - respondeu a raposa. - É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias e uma hora, diferente das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo, têm um ritual, à quinta-feira, vão ao baile com as raparigas da aldeia. Assim, a quinta-feira é um dia maravilhoso. Eu posso ir passear para as vinhas. Se os caçadores fossem ao baile num dia qualquer, os dias eram todos iguais uns aos outros e eu nunca tinha férias.
Foi assim que o principezinho prendeu a raposa. E quando chegou a hora da despedida:
- Ai! - exclamou a raposa - ai que me vou pôr a chorar...
- A culpa é tua - disse o principezinho.- Eu bem não queria que te acontecesse mal nenhum, mas tu quiseste que eu te prendesse a mim...
- Pois quis - disse a raposa.
- Mas agora vais-te pôr a chorar! - disse o principezinho.
- Pois vou - disse a raposa.
- Então não ganhaste nada com isso!
- Ai isso é que ganhei! - disse a raposa. - Por causa da cor do trigo...
Depois acrescentou:
- Anda, vai ver outra vez as rosas. Vais perceber que a tua é única no mundo. Quando vieres ter comigo, dou-te um presente de despedida: conto-te um segredo.
O principezinho lá foi ver as rosas outra vez.
- Vocês não são nada parecidas com a minha rosa! Vocês ainda não são nada - disse-lhes ele. - Não há ninguém preso a vocês e vocês não estão presas a ninguém. Vocês são como a minha raposa era. Era uma raposa perfeitamente igual a outras cem mil raposas. Mas eu tornei-a minha amiga e, agora, ela é única no mundo.
E as rosas ficaram bastante incomodadas.
- Vocês são bonitas, mas vazias - ainda lhes disse o principezinho. - Não se pode morrer por vocês. Claro que, para um transeunte qualquer, a minha rosa é perfeitamente igual a vocês. Mas, sózinha, vale mais do que vocês todas juntas, porque foi a que eu reguei. Porque foi a ela que eu pus debaixo de uma redoma. Porque foi ela que eu abriguei com o biombo.. Porque foi a ela que eu matei as lagartas (menos duas ou três, por causa das borboletas). Porque foi a ela que eu vi queixar-se, gabar-se e até, às vezes, calar-se. Porque ela é a minha rosa.
E então voltou para o pé da raposa e disse:
- Adeus...
- Adeus - disse a raposa. Vou-te contar o tal segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...
- O essencial é invisível para os olhos - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
- Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com aminha rosa... - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
- Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa. - Mas tu não te deves esquecer dela. Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti. Tu és responsável pela tua rosa...
- Sou responsável pela minha rosa... - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
(...)

In «O Principezinho»; Antoine de Saint-Exupéry
Um beijo.

Anónimo disse...

Olá, amigos todos procuramos.
Estive a dar uma vista de olhos rápida pelo blog e é um local a visitar com frequência. Obrigada pela a satisfação que me deu ao associar o meu link.

Anónimo disse...

"Com um brilhozinho nos olhos
e a saia rodada
escancaraste a porta do bar
trazias o cabelo aos ombros
passeando de cá para lá
como as ondas do mar.
Conheço tão bem esses olhos
e nunca me enganam,
o que é que aconteceu, diz lá
é que hoje fiz um amigo
e coisa mais preciosa
no mundo não há..."

Um beijo Paulita.

Anónimo disse...

PAULITA:

Procura-se um amigo...
Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.'
(Vinicius de Morais)

Anónimo disse...

Olá '. Não sei se é um sentimento, um desejo, um momento etc......essa tua procura em encontrar e manter os amigos ...... tb . a procuro......
És um ser muito especial acredita.

Anónimo disse...

Como eu te entendo...
Um bom amigo é algo em vias de extinção!!!
Daí nunca te querer perder.
Um grande beijinho Paulita.

Anónimo disse...

PAULITA

Um amigo não se descreve... sente-se. É aquele/a que está presente quando mais se necessita.
UM BJO.

Anónimo disse...

Paulita minha linda:

Um amigo é uma pessoa que dura no tempo sempre ao nosso lado, que se preocupa connosco e quando por algum motivo uma distância fisica os afasta, guarda a amizade bem quentinha no seu coração e deixa que as recordações brilhem a cada dia-a-dia e num dia ficar imensamente feliz por revê-lo e voltar tudo ao inicio como um ciclo. O ciclo da amizade eterna!
Deste teu amigo que está tão distante. Um grande beijo.

Anónimo disse...

Não há nada a acrescentar aos textos de Vinicius, que é lindo.
Também não acho que AMIGO esteja em vias de extinção, precisamos de amigos para nos divertirmos, mas apenas de um ou dois AMIGOS com abraço longo e colo carinhoso e paciente. Se olhares à tua volta, talvez esteja mais perto do julgas.
Beijo.

Anónimo disse...

VEJO-TE ASSIM PAULITA:

Acho que um(a) amigo(a) é aquele(a) que sabe e principalmente quer ouvir as nossas alegrias,tristezas e tenta pôr-se na pele e aconselha o melhor que pode.É a pessoa que é o nosso confissionário, o nosso helpdesk da vida.

Anónimo disse...

O que será ser amigo?

Pois é… hoje em dia fala-se muito em ser amigo deste ou daquele e dizer que o adora ou, até mesmo, que o ama vindo-se apaixonar depois pela pessoa. Será que isso é tudo verdade? Será que mesmo quando se diz “Eu amo-te” é verdade?
Começo a ter as minhas dúvidas em algumas questões em relação à verdadeira amizade ou ao dito verdadeiro amor.
Para mim, um verdadeiro amigo é partilhar as dores, as alegrias, as tristezas, dar força, carinho ou mesmo mimos. Isto não tem que ser dito da boca para fora, mas sim tem que ser feito pelo amigo sem pedir nada em troca.
Eu estou a falar por mim. Tenho um amigo que eu gosto muito dele e ele sabe disso. Já me ofereceu alguns cd’s de musica e eu não sabia até que ponto o podia agradecer. Chegou a hora de lhe agradecer com o meu apoio, carinho, mimo, atenção… ele está numa situação pouco agradável e que ninguém gostaria de estar lá perto, mas, infelizmente, pode acontecer a qualquer pessoa.
Já no dito namoro, a pessoa tem que confiar no parceiro mesmo que algo possa acontecer com ele, desagradável. Não é dizer que “Eu amo-te” e nos momentos mais tristes dessa pessoa, vira-se as costas. Se isso acontecer, é porque nunca amou de verdade. Sejamos sinceros connosco e com o nosso amigo ou mesmo namorado.

Marisocas

Anónimo disse...

Concordo contigo e passei para ver o blog e deixar um beijinho de futura amiga ...

Quando te sentires sózinha,olha para a lua/sol e vê que eles também estão sózinhos e nem por isso deixam de brilhar!!!!!

Desejo-te uma boa noite

Anónimo disse...

Oi amiga perdi o teu contacto do blog, mas hoje voltei a encontrar-te, passei para deixar um bjo e dizer :

Quando tiveres uma lágrima de tristeza, parte-a ao meio, dá-me metade e chorarei contigo. Quando eu tiver um sorriso de alegria dou-te inteiro só para te ver feliz!

bjos e bom fim de semana.

Anónimo disse...

Dizer a alguem amo-te é algo muito forte, mas muitas pessoas banalizam esse sentimento...
Por um lado concordo contigo.
por outro sei que é possivel amar um amigo, mas um tipo de amor diferente, como um irmão...
E nunca confundir esses sentimentos...
Pois assim se perdem muitas amizades...
Beijokas

Anónimo disse...

Olá amiga, também acredito que " Amigos são como pérolas que vamos colocando no nosso colar da vida"

Jinhos doces

Isa

Anónimo disse...

Li o teu post, e senti que tal como tu, eu ás vezes também tenho algumas dúvidas. Achas possivel, separar-se o sentimento amor/amizade? Tipo, eu tenho um amigo colorido há + de 4 anos. A nossa amizade é tão forte, tão forte, que quem nos vê pensa k somos realmente namorados... mas não o somos. Amamo-nos como amigos, por vezes chegamos a trocar mais que palavras, mas nunca passou de amizade. Todas as vezes k lhe digo que o amo, sei que é de coração, mas é um amor domesticado em amizade :)
Ele confia em mim todos os segredos, e eu a ele... e sempre que ambos precisamos estamos lá :)
Sou feliz por ter um amigo assim. :P
bjokas c amizade

Anónimo disse...

Muita gente hoje em dia não sabe porque é k ser amigo, nem namorado e muito menos o k é o amor ou a amizade.. beijokas**

Anónimo disse...

O verdadeiro amigo é aquele que vem quando o chamas em momentos de alegria e ele esta presente, mas que também está presente nos momentos de tristeza sem que tenhas que o chamar...bjs

Anónimo disse...

Olá
nunca mais disseste nada........
Amigos? Pois complicado não é...
por vezes pregam-nos partidas....
Independentemente de quem tem razão, tanto sou amigo de um como de outro, apesar de (embora possas não acreditar) ter falado mais contigo ...
tudo de bom para ti.

Anónimo disse...

PAULITA

olá amiga linda obrigada por me deixar ter o teu novo endereço... Adorei o teu texto lindo de morrer amiga vou linkar seu novo end, ok?amiga linda vim aki te fazer a minha visitinha e aproveito para agradecer a tua presença no magia eu adoro-te muito obrigada por sempre estares lá e pela tua amizade.

"Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas os seus ecos são efetivamente infinitos ( Madre Tereza). "

Anónimo disse...

Ter-te na minha restrita lista de Amigos Especiais, é um prazer enorme para mim. Obrigado, continua assim que estás no caminho certo.
Muitos Beijinhos do Amigo

Jony Carvalho

Anónimo disse...

Ora viva Cara PAULITA...

Bom, gostei do que li, e não querendo responder avulso às tuas eventuais dúvidas, deviam apenas acrescentar que a amizade é a base de todas as relações.

Sejam elas, relações amorosas, de conveniência, profissionais ou ocasionais... Quando são verdadeiras baseiam-se acima de tudo na, também, verdadeira amizade.

Entre dois namorados, dois amantes, dois cônjugues, o sentimento mais importante não é apenas o amor, mas acima de tudo a amizade entre ambos.

E quando falo em amizade, falo das verdadeiras, daquelas que nos completam, bem mais do que um qualquer sentimento amoroso.

Um abraço...

Anónimo disse...

O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos. (Aristóteles)

O que se diz a um amigo em “apuros”?
Como dizer-lhe “Faz assim”, “Não faças assim”, sem o dizer realmente?
O(A) verdadeiro(a) amigo(a) é aquele(a) que te diz sempre o que pensa, com o objectivo de te ajudar, porque e SÓ porque: Gosta de Ti!!!
Tenho alguém que faz isso por mim e agradeço sempre as suas palavras de apoio, de crítica, de ajuda... Porque sei que são para o meu bem, porque sei que, pelo menos, esse alguém gosta de mim!
Eu gosto muito de ti!!!
E por gostar tanto de ti, não posso pensar que vais viver sempre na indecisão!...
Não posso permitir que o faças, tal como eu já o fiz! É um erro!!! Não o faças! Pára e pensa!!!...
- Define objectivos e não os deixes na “prateleira” para depois: Luta por eles!
- Aceita o que és e não continues simplesmente a ser: Luta por seres melhor!
- Acredita na Vida e não a vivas apenas: Luta por uma Vida melhor!
- Permite a ti próprio aprender a amar e não ames somente: Deixa que te amem!
- Acredita na Felicidade e no Amor, ambos existem: Luta por ambos! Mereces... Todos merecemos!!!
A Verdade dói, mas apenas quem a interioriza consegue admitir a realidade!
Faz bem ouvir a Verdade, da boca de quem nos ama!
Porque te digo tudo isto? Porque já ouvi tudo, também!
Gosto de ti, mas por aquilo que és, não pelo que dizes!

Anónimo disse...

Imagino que uma mão de amiga se estende a mais que um/a amigo/a!... E como adoro te dizer as verdades mesmo quando não gostas de ouvir... Relembro-te que na hora da verdade tudo o que resta é amizade. São nesses momentos que descobrimos quem são os nossos verdadeiros amigos e que o orgulho ferido é nada mais que uma parede de fraqueza criada pelo ser humano com intenção de proteger o coração e os sentimentos de quem tem as nossas melhores intenções no peito... Os nossos amigos! Vá lá... Estende a tua mão aos teus amigos, os teus amigos fazem o mesmo por ti!!!! ;)
Palavras tuas querida.
Um beijo.

Anónimo disse...

Um amigo? Ora aí está uma definição muito complicada. Nos dias que correm o que há mais por aí são conhecidos, os verdadeiros amigos são raros, e é dessa raridade que nasce a necessidadade de que cada vez que encontrares um a sério, guarda-lo tal como pedra preciosa, no cofre do teu coração, e aí deverá para sempre ficar. E mesmo que se te acabe todo o dinheiro, que fiques pobrezinha, terás sempre essa preciosidade, que vale mais que todas as fortunas deste Mundo. Senão vê: Nem o homem mais rico do mundo consegue comprar a AMIZADE.
Um beio Paulita.

Anónimo disse...

E existe algo melhor que ter amigos, que nos entendem que não se limitam a dizer aquilo que queremos ouvir mas sim aquilo que devemos ouvir, por mais cruel que às vezes as palvras possam ser? Só temos é que compreender e aceitar os amigos tal qual eles são. ***
Um beijo linda.

Anónimo disse...

Difícil querer defenir amigo:
Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que tu precisas, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.
Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. É quem tentou e fez e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o acto de compartilhar um instante qualquer contigo já o alimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que tu. É a compreensão para o teu cansaço e a insatisfação para a tua reticência.
É aquele que entende o teu desejo de voar, de desaparecer devagar, a angústia
pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir". É ao mesmo tempo espelho que te reflecte e óleo derramado sobre suas águas agitadas. É quem fica enfurecido por ver o teu erro, querer tanto o teu bem e saber que a perfeição é utopia. É o sol que seca tuas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais teu sorriso. Amigo é aquele que toca na tua ferida numa mesa de cerveja, acompanha tuas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem tem medo, dor, náusea, cólica gozo, igualzinho a ti. É quem sabe que viver é ter história para contar. É quem sorri para ti sem motivo aparente, é quem sofre com teu sofrimento, é o padrinho filosófico dos teus filhos. É o achar daquilo que tu nem sabias que procuravas. Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas. É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se estivesse olhando em teus olhos. Amigo é multimídia. Olhos.... Amigo é quem fala e ouve com o olhar, o teu e o dele em sintonia telepática. É aquele que percebe em teus olhos, teus desejos, teus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando te vê surgir aquele tão esperado brilho no teu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris.
Amigo é aquele que te diz "eu amo-te" sem qualquer medo de má interpretação:
Amigo é quem te ama "e ponto".
É verdade e razão, sonho e sentimento.
Amigo é para sempre, mesmo que o sempre não exista.

Anónimo disse...

És tão especial minha querida, tanto mesmo! És linda... um beijo no coração.

PS: este post, podia ter sido para mim :(

Anónimo disse...

Muito obrigada pelas tuas palavras, Paola, tenho a certeza de que o meu amigo vai gostar e todos aqueles que se identificaram com este post!
Muitos beijinhos ****

Anónimo disse...

De facto Paulita, é assim.
É de facto tambem, deves ter uma sensibilidade e como alguém disse, um coração maior que o mundo. È um post, que toca mesmo, quer a quem se identifique com a experiência quer não. È bonito.
Até logo linda
Beijinhos.

Anónimo disse...

A Felicidade de um amigo.
A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe.
Dar-te-ei sempre a minha amizade.

Anónimo disse...

Cara amiga Paulita:

Uma grande verdade e um grande post. Os amigos "vintage" dizem-nos: "estou feliz por estares feliz ou por teres tido sucesso nisto ou naquilo."

Um beijo da cor do mar e um óptimo fim de semana

MarAzul2007

Anónimo disse...

As fotos que escolhes para os teus posts são características pela sua inigualável qualidade e beleza...

........as palavras tão certas no que transmitem...

....BOM=)

Beijinho Paulita.

Anónimo disse...

Ser amigo\a é ......

Um simples amigo nunca te viu chorar.
Um amigo de verdade tem os ombros molhados pelas tuas lágrimas.
Um simples amigo não sabe o nome dos teus pais.
Um amigo de verdade tem o telefone deles na agenda.
Um simples amigo traz uma garrafa de vinho para a tua festa.
Um amigo de verdade chega cedo, ajuda a cozinhar e fica mais tarde para ajudar a limpar.
Um simples amigo odeia quando tu ligas depois de ele se ter deitado.
Um amigo de verdade pergunta porque demoraste tanto para ligar.
Um simples amigo quer conversar sobre os seus problemas.
Um amigo de verdade procura ajudar-te nos problemas.
Um simples amigo, ao visitar-te, age como uma visita.
Um amigo de verdade abre o frigorífico e serve-se sozinho.
Um simples amigo pensa que a amizade acabou depois de uma discussão.
Um amigo de verdade sabe que não se acaba a amizade na primeira briga.
Um simples amigo espera que estejas sempre para ele.
Um amigo de verdade espera sempre estar para ti!
Podem já ter-te dito isto, mas eu também o quis fazer, Paulita.

Melody disse...

O verdadeiro amigo, é como um "sapato velho", não aperta, não magoa e está sempre pronto a acompanhar-te, seja qual fôr o caminho que tomes.
O verdadeiro amigo estará sempre onde precisares que esteja.
Eu estarei!
Beijinhos amiguinha.
Ana

Anónimo disse...

Olá Paulita:

Belo post, mais um!

Recordo uma definição de amizade publicada no blogue da Contracorrente: "Na necessidade se conhecem os amigos".

Um beijinho para ti.

Zero

Anónimo disse...

CADA PESSOA...




"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha,
é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só,
porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.
Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova
de que as pessoas não se encontram por acaso."



CHARLES CHAPLIN